Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

TRF-4 suspende decisão do TCU após reconhecer a prescrição da Tomada de Contas Especial

A decisão reconheceu a prescrição da pretensão punitiva do Tribunal de Contas da União e afirmou que o cidadão não pode ficar sujeito ao poder estatal por tempo indeterminado.

Publicado por Schiefler Advocacia
há 5 anos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a suspensão de decisão do TCU proferida em Tomada de Contas Especial que apurava fatos ocorridos há 15 anos, lapso temporal que impactou negativamente o direito de defesa do particular.

Acolhendo os argumentos lançados pelo escritório Schiefler Advocacia, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul, em decisão liminarmente proferida, reconheceu a prescrição da pretensão punitiva do Tribunal de Contas da União e afirmou que o cidadão não pode ficar sujeito ao poder estatal por tempo indeterminado.

A União Federal interpôs recurso contra a decisão, mas teve o pedido liminar indeferido pelo TRF-4, em razão de que, "praticada a suposta irregularidade em 2006 e instaurada a Tomada de Contas em 2014, tenho que, muito provável, tenha sido a atuação do TCU atingida pela prescrição".


Este texto foi originalmente publicado em: http://schiefler.adv.br/trf-4-suspende-decisao-do-tcu-apos-reconheceraprescricao-da-tomada-de-contas-especial/


______________________

⚖Schiefler Advocacia
📩 contato@schiefler.adv.br
  • Sobre o autorEscritório de advocacia especializado.
  • Publicações146
  • Seguidores193
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações192
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-4-suspende-decisao-do-tcu-apos-reconhecer-a-prescricao-da-tomada-de-contas-especial/763550082

Informações relacionadas

Marina Miranda, Advogado
Notíciashá 4 anos

MPF reconhece tese firmada pelo STF sobre prescritibilidade

Recurso - TRF01 - Ação Prescrição e Decadência - Procedimento Comum Cível - contra Tribunal de Contas da Uniao e União Federal

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)